top of page

CONHEÇA SERGIPE

Sergipe é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o oceano Atlântico a leste e os estados da Bahia, e de Alagoas, do qual está separado pelo Rio São Francisco

O  estado está dividido em 75 municípios e é o menor dos estados brasileiros, ocupando uma área total de 21 910 km². Sua capital e cidade mais populosa é Aracaju, sendo a mesma sede da Região Metropolitana de Aracaju, que inclui os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.

Sergipe é conhecido por suas belas paisagens, monumentos históricos e manifestações populares. Um dos principais pontos que encanta os turistas são suas diversas praias com belezas deslumbrantes, praias essas que possuem grandes faixas de areia, manguezais, estuários e águas mornas.

PONTOS TURÍSTICOS

foto por Mariana Viaja.webp

ORLA DE ATALAIA

Na orla existem diversos atrativos como a região dos lagos, oceanário, monumento dos formadores da nacionalidade, pista de skate, kartódromo, espaço de motocross, pontos de aparelhos de ginástica, parquinhos para crianças e restaurantes, além disso a orla de atalaia trás a passarela do caranguejo e os Arcos de Atalaia, símbolo de Aracaju.

FOTO: marianaviaja

CÂNION DO XINGÓ

O cânion se encontra no município de Canidé de São Francisco, no rio São Francisco, o mesmo se trata de um conjunto de formações rochosas de até 50 metros de altura e 65 km de extensão, se tornando assim o 5° maior cânion navegável do mundo.

foto por sandrapelomundo.png

FOTO: sandrapelomundo

foto por  malbuquerque___.jfif

LAGOA DOS TAMBAQUIS

A lagoa fica no município Estância, e sua principal atração são os tambaquis que habitam no mesmo, ao chegar no local o turista podem não só se banhar na lagoa mas também alimentar e admirar os tambaquis que devem medir cerca de 50 centímetros e tem a características de serem peixes mansos.

FOTO: malbuquerque___

CROA DO GORÉ

Se trata de uma pequena ilha de areia branca que surge no rio vaza barris na maré baixa, a mesma fica ao sul de Aracaju, tendo acesso através de passeios em embarcações que partem da orla pôr do sol na praia do mosqueiro, a região é cercada por manguezais, vegetação fechada e ilhas, ideal para quem procura tranquilidade e sossego.

foto por viajandocomamalarosa.jpg

FOTO: viajandocomamalarosa

foto por jaseiondeir.jpg

MUSEU DA GENTE SEGIPANA

O acervo do Museu foi instalado no antigo prédio do Atheneuzinho, que foi totalmente restaurado pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese), em parceria com o Governo do Estado. Abriga um espaço multimídia de última geração. Além de tecnológico e interativo, o mesmo apresenta a cultura riquíssima do povo sergipano.

FOTO: jaseiondeir

ECOPARQUE TIMBÓ

Localizado no município de Salgado, o Parque Aquático ocupa 90 hectares, com grande área verde e muita água corrente. O mais interessante é que toda a água usada pela piscina, toboáguas e demais locais de banho é corrente e vem do rio. 

foto por parquetimbo.jpg

FOTO: parquetimbo

foto por adriana_pingo.png

GROTA DO ANGICO

Localizado no município de Poço Redondo, a grota do angico é um local muito procurado por turistas e antropólogos por ser, segundo os relatos históricos, o local onde Virgulino Ferreira, o “Lampião” e sua trupe, incluindo sua mulher Maria Bonita, foram mortos em uma emboscada.

FOTO: adriana_pingo

CENTRO HISTÓRICO DE ARACAJU

O centro histórico abriga casarões antigos, museus, espaços culturais, mercados com artesanatos e culinária local, praças antigas, catedral metropolitana e a ponte do imperador, construída para receber Dom Pedro II, além disso trás uma vista do Rio Sergipe.

foto por filipesalda.png

FOTO: filipesalda

foto por viagemaleatoria.png

PARQUE DOS FALCÕES

O Parque dos Falcões, localizado na cidade de Itabaiana,  é o único centro de criação, multiplicação e preservação de aves de rapina da América do Sul. É também o único local do país com autorização do Ibama para a criação de aves de rapina.

FOTO: viagemaleatoria

CIDADE HISTÓRICA DE SÃO CRISTÓVÃO

São Cristóvão foi a primeira cidade fundada em Sergipe e é a quarta cidade mais antiga do Brasil, depois de Salvador, Rio de Janeiro e João Pessoa, por isso, caminhar pelas suas ruas é um grande mergulho na história, graças ao seu conjunto de arquiteturas antigas.

foto por pelomundocomoscar.png

FOTO: pelomundocomoscar

foto por othiagobraga.png

FOTO: othiagobraga

CIDADE HISTÓRICA DE LARANJEIRAS

Com suas ruas estreitas e muitas ainda preservadas com trechos construídos com pedra-sabão, o governo de Sergipe considerou Laranjeiras uma espécie de sítio arqueológico a céu aberto, tanto que a Universidade Federal do Sergipe levou para lá um curso de Arqueologia. O centro histórico é tombado pelo IPHAN –  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o que impediu a construção de prédios na cidade.

CACHOEIRA  DO  SABOEIRO

A queda d’agua fica localizada no município de Macambira, e é formada pela corredeira do rio Salgado, afluente do Vaza-Barris, e é considerada uma das mais belas de Sergipe, a mesma tem um paredão entre 120 a 156 metros que formam a cachoeira.

foto por naelv1996.png

FOTO: naelv1996

foto por luanathalitacavalcante.png

ILHA DE MEM DE SÁ

Localizada em Itaporanga d'Ajuda, a ilha tem uma imensa extensão preservada com mata atlântica, prainhas para se banhar nas águas do rio Vaza Barris, e uma riquíssima culinária alicerçada em ostras, siris, sururus, camarão, caranguejo e outros crustáceos, moluscos e peixes.

FOTO: luanathalitacavalcante

ORLA PÔR DO SOL

A Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, popularmente conhecida como Orla Pôr do Sol, é considerada um ponto turístico de Aracaju. Localiza-se às margens do Rio Vaza-Barris, na região do Mosqueiro, Zona Sul da cidade.

foto por lylapinheiro.png

FOTO: lylapinheiro

foto por markossaints.png

FOTO: markossaints

PARQUE NACIONAL DA SERRA DE ITABAIANA
 
Se trata de uma unidade de conservação no município de Areia Branca, onde a comunidade local, turistas, estudantes e pesquisadores exploram por meio de 12 trilhas e espaços conhecidos como poço das moças, gruta da serra, via sacra, caldeirão, parque dos falcões,  além do alto da serra, que chega aos seus 659 metros de altitude, sendo considerado o segundo ponto mais alto do estado de Sergipe.

Sem Título-3.png
© 2021 por Ellen Kley
bottom of page